Rute Moura é professora de Yoga Integral e deixou a Costa da Caparica, na grande Lisboa, para ir viver com o seu companheiro para Carrazedo, uma aldeia a 20 km de Bragança.
A sua “vida anterior”, como educadora de infância havia-se tornado cansativa e sentia que tinha entrado num processo de ruptura com a vida acelerada da cidade. A mudança para a tranquila localidade transmontana foi relativamente natural e conta que lhe agradou a ideia de poder fazer a diferença num local onde se sente a desertificação humana.
Empenhada em estimular o que de melhor se pratica na região, fundou a Associação Ecológica e Cultural Peña Mourisca, através da qual promove iniciativas que preservam as tradições e a sabedoria da terra. Surgiu, também, o projeto Teatro na Aldeia, animado pela participação dos habitantes locais.
E, inevitavelmente, o seu projeto raíz Há Yoga na Aldeia, que foi primeira ponte estabelecida com a comunidade, é inédito por envolver a maioria das mulheres que ali habitam, muitas delas em idade avançada.
Rute conta-nos como é apaixonante regressar à natureza e a um modo de vida mais orgânico, onde a comunidade desempenha o papel de uma família maior, com interligações que vão além das atividades promovidas. Uma estória fascinante, a acompanhar e a conhecer!

Damos voz às questões do ser humano na sua busca por um sentido da vida e procuramos as respostas.

Um debate interessado, com diferentes convidados a cada episódio, explorando temas que contribuem para uma visão mais expandida da vida e do propósito de cada um nesta.

Criamos pontes entres diferentes experiências e perspetivas, ao serviço do conhecimento e do desenvolvimento humano.

João Silva

Praticante de yoga desde 1994, começou a dar aulas em 2000, não estando atualmente ligado a nenhuma escola ou tradição particular, quer deixar o seu contributo para esta filosofia, mas de uma forma um pouco inusitada. Tem criado espaço de confluências de várias vivências e experiências no mundo do yoga, já que se recusa a adotar uma única visão como verdade absoluta e final