Mindfulness é uma filosofia de vida e uma técnica de meditação que conduz a mente para o momento presente e para a plena experiência da vida.
Designado como a prática da atenção plena, tornou-se conhecido no mundo ocidental a partir dos anos 50, altura em que se tornou alvo de estudos científicos por parte da comunidade médica. O seu objetivo é o de ajudar a viver a vida com presença, integridade e mestria.

O Mindfulness tem a sua origem no Budismo. No Dhammapada, uma das principais escrituras para esta tradição, Buda explica que tudo aquilo que somos é o resultado daquilo que pensamos.

Através da prática, percebemos que quando o nosso poder mental é direccionado, em vez de disperso, ele pode tornar-se mais eficaz. Desenvolvemos, assim, a capacidade de focar a mente naquilo que é essencial e libertamos a insegurança relativamente ao que não controlamos.
Se somos consistentes e regulares na prática de Mindfulness, percebemos o aumento da capacidade de manter a serenidade, no meio de quaisquer sensações que surjam. Tornamo-nos seres mais tolerantes e pacientes e a nossa visão sobre a vida e os seus acontecimentos torna-se mais clara.

Tanto o Budismo quanto a filosofia do Yoga ensinam que a causa do sofrimento humano é a ignorância acerca da nossa verdadeira natureza. Esta ignorância é ultrapassada através do processo de clarificação e de estabilização da mente, pelas práticas meditativas.

Podemos dizer que meditamos para aliviar o sofrimento, para equilibrar as emoções, para aumentar a resiliência e para experienciar a serenidade e a felicidade.
Todos os seres humanos desejam ser felizes e livres do sofrimento. O Mindfulness ensina que o caminho para essa realização é o da auto-observação e do reconhecimento da nossa verdadeira identidade, a qual se encontra mais além dos conteúdos dos nossos pensamentos.

Aprende e pratica esta técnica nas sessões gratuitas de Introdução ao Mindfulness com a Susana.

Susana Belo

Psicoterapeuta transpessoal, instrutora de Yoga e de meditação, a tempo inteiro no desenvolvimento pessoal desde 2009, através de aulas regulares, terapias, formações de curta e de longa duração e de retiros.